Mercado televisivo do Espírito Santo passa por mudanças

Caso o negócio se concretize, os telespectadores capixabas acompanharão a mudança envolvendo três redes a partir do próximo ano. SBT trocará parceira de quase 40 anos.

Em reunião realizada na segunda-feira (9), foi definido verbalmente a que a TV Tribuna passará a transmitir a programação da Band para o estado do Espírito Santo, tal como acontece no Pernambuco. Isso abrirá caminho para Rui Baromeu e suas emissoras da Rede Sim, que transmitem atualmente a Record News, e já haviam assinado contrato com o SBT em Junho do ano passado. A moribunda TV Capixaba do Grupo Sá Cavalcante, ficará com a Record News.

De acordo com o portal A Gazeta, a reunião contou com a presença de representante das redes, das emissoras locais e advogados, além do diretor de afiliadas do SBT, Daniel Abravanel. O acordo ainda não foi assinado oficialmente, mas deve ser oficializado antes do recesso jurídico.

A TV Tribuna do Espírito Santo teve seu contrato rompido com o SBT na metade de 2023, mas continua como afiliada da rede por meio de liminar emitida pela justiça pernambucana, após o Grupo João Santos afirmar que a quebra de contrato causaria a queda no faturamento e a iminente demissão de mais de 300 colaboradores. Vale lembrar que o conglomerado, controlador da Rede Tribuna e do cimento Nassau, está em recuperação judicial, cujo plano foi aprovado pelos credores. O acordo ainda precisa ser homologado. As dívidas a serem regularizadas são da ordem de R$ 11 bilhões.

A emissora da Família Abravanel insistiu no encerramento do contrato, alegando que “as partes são livres para contratar e não são obrigadas a manter um vínculo eterno e perpétuo”, além de enviar um documento à justiça apontando problemas técnicos em uma visita realizada à afiliada em Maio de 2023, como câmeras de estúdio operando em resolução SD (fato visível durante a programação local da emissora), uso de equipamentos fora de linha pelos fabricantes e utilização de câmeras de externa semi-profissionais, operando com microfones com fio. Ainda afirmam que “A ausência de interesse do SBT de renovar o contrato de afiliação se deve única e exclusivamente por culpa da própria TV Tribuna, que deixou de apresentar padrão adequado de qualidade, tornando-se, ao longo dos anos, obsoleta, com inegáveis reflexos para os telespectadores do SBT em Vitória/ES”.

O SBT chegou a exibir uma reportagem no SBT Brasil expondo fraudes fiscais envolvendo o Grupo João Santos, e mencionou que tenta romper com a parceira. Clique aqui e veja.

A nova afiliada da rede osasquense é a Rede SIM, pertencente ao empresário Rui Baromeu, que investiu em uma nova sede para abrigar as emissoras com a chegada do SBT. O conglomerado possui a Record News ES, a TV SIM, com outorgas educativas que transmitem a TV Brasil, além de 11 afiliadas da Massa FM de Ratinho, 3 da Antena 1, e rádios com operação local, como a Apae FM de Colatina, as populares Cidade FM, Musical FM, SIM FM, e a gospel Viva FM. O grupo também possui o portal Sim Notícias.

A Band, que também anda dispensando afiliadas problemáticas, como na Paraíba e em Goiás, também saiu em vantagem, dispensando uma afiliada que nem sequer equipe de reportagem possui. Ao mesmo tempo, está ampliando relações com uma parceira já estável em território pernambucano, e que promoveu mudanças recentemente na faixa de programação local Clique aqui e saiba mais detalhes.

A princípio, as mudanças estão restritas à televisão, permanecendo o Grupo Sá Cavalcante com a afiliação da BandNews FM em 90.1 MHz.

> Com informações de Letícia Orlandi, de A Gazeta.