A audiência se cristaliza ao longo de março, todos os canais de televisão aberta andaram de lado no que diz respeito ao rendimento na chamada média-dia, entre 07h00 e meia-noite na Grande São Paulo, apontam os dados consolidados.
O movimento que revoluciona a grade do SBT faz pouco efeito, com os rendimentos de “Chega Mais”, “Tá Na Hora” e “SBT Brasil” abaixo do esperado, diante de uma concorrência mais do que consolidada, seja ela da Barra Funda, ou pelos lados do Morumbi. Com a maior parte de público concentrada no domingo, o SBT não foi além dos 3,42 pontos de média mensal e teve uma retração centesimal, mas que não o tirou do posto que confere a medalha de bronze.
A segunda colocada também teve queda, mas se manteve com a medalha de prata. O maior problema da RECORD está justamente no domingo, mas os outros seis dias da semana compensam da melhor forma possível: “Hoje Em Dia”, “Balanço Geral”, “A Terra Prometida” e “Jornal Da Record” fazem a conta ficar na cor verde para o canal, que termina o terceiro mês do ano com 5,11 pontos de média.
Líder isolada em qualquer recorte, a Globo foi beneficiada pela troca de grade na terceira colocada e viu seus números dispararem na abertura do horário nobre. Mesmo assim, a releitura de “Elas Por Elas” deve fazer a pior média geral de todo o espaço das seis. Com um começo claudicante, “Família É Tudo” foi outra beneficiada pelas mudanças do SBT, agora com trajetória em linha da performance do “SP2”. No geral, a rede carioca termina março em crescimento e marca 13,1 pontos de média.
O quarto posto é da Band, que segue essa mesma tendência de estagnação e aparece distante da medalha de bronze e marca apenas 1,72 ponto de média. Ainda assim, a rede dos Saad tem quase quatro vezes mais público do que a REDE TV!, o patinho feio entre as emissoras nacionais, que arremata apenas 0,43 ponto de média e fica completamente dependente de Sônia Maria de Souza Abrão e Geraldo Luís do Sacramento, apresentadores de “A Tarde É Sua” e “Geral do Povo”, respectivamente.
Nos próximos dias, tem um levantamento sobre a média do primeiro trimestre e além disso, o recorte inicial de abril. O quarto mês do ano deve apontar a acomodação de público, além de demonstrar como o futebol vai ajudar a líder nos fins de semana e muitas outras variáveis.
Cada ponto na capital paulista equivale a 73.280 domicílios