O treinador gaúcho Luiz Antônio Venker Menezes assume o comando do Fluminense e faz seu segundo trabalho no Rio de Janeiro, onze anos depois de uma turbulenta passagem pelo Flamengo. Aos 62 anos de idade, ele teve recentes passagens por Internacional e Corinthians.
A troca de comando ocorre uma semana depois da saída de Fernando Diniz, que permaneceu por dois anos na capitania da nau tricolor. Os trabalhos dos anos de 2022 e 2023 do profissional foram contestados e com certa razão. No Rio Grande do Sul, entretanto, ele virou a temporada no lado vermelho de Porto Alegre, como conta a história.
O clube termina a rodada na zona de rebaixamento, com apenas seis pontos em treze rodadas. A chegada dele ocorre após um período depois do auxiliar técnico Marcão sofrer um revés importante diante do Grêmio, concorrente direto contra o rebaixamento do primeiro escalão do futebol nacional para o próximo ano.
A última passagem de Menezes pelo Rio de Janeiro teve apenas três meses de duração e um aproveitamento de 48% quando esteve no Flamengo. Substituído por Jayme de Almeida, o trabalho seguinte conduziu o clube ao título da Copa do Brasil. O gaúcho esteve entre os meses de junho e setembro de 2013.
>> Com informações de Marcello Neves e Raphael Zarko, do GE Globo