O ex-presidente argentino Maurício Macri usou um termo racista ao fazer uma análise sobre os favoritos para a Copa do Mundo FIFA, que começa em cinco dias no Catar. Em entrevista ao canal de notícias mais visto do país, o antigo ocupante da Casa Rosada falou que a Alemanha era uma das postulantes ao título porque tem uma raça superior.
A conversa foi em horário nobre, transmitida pela Todo Notícias. O tom supremacista da declaração fica claro, ao dizer que o país europeu tem condições por ser uma raça superior. Isso deprecia outra etnias.
O conceito difundido por Macri tem como origem o Partido Nazista, base de apoio e sustentação a ditadura de Adof Hitler. Abaixo, o vídeo onde o antigo mandatário fala sobre a suposta “supremacia alemã”. A estadia dele no poder cauou1 recessão no país vizinho e ele não conseguiu a reeleição, ao ser derrotado por Alberto Fernandez na disputa pelo poder na Argentina.
A fala dele gerou resposta, quase que imediata, no programa “Animales Sueltos”, transmitido pela América TV, em rede aberta. Abaixo, os vídeos onde aparecem as falas iniciais e de resposta ao que foi dito por Macri:
🇦🇷 Ex-presidente da Argentina, Maurício Macri diz que a Alemanha é um dos países que tem chance de ganhar a Copa do Mundo do Catar porque "é uma raça superior". pic.twitter.com/U7etHAmkU2
— Eixo Político (@eixopolitico) November 15, 2022
🇦🇷 O comentário de Maurício Macri sobre a Alemanha ser "uma raça superior" foi rapidamente criticado nas redes sociais e canais de televisão da Argentina.
"Tem coisas que não se diz nem bêbado ou enquanto dorme", comentou um jornalista argentino.pic.twitter.com/G86XbXL858
— Eixo Político (@eixopolitico) November 15, 2022
>> Com informações do perfil Eixo Político e do site UOL Notícias