Lula toma posse pela terceira vez na história

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) chega ao poder pela terceira vez na história aos 77 anos de idade. É a primeira vez que um antigo mandatário chega novamente ao poder, para comandar o país direto do Palácio do Planalto.

A carreira política nacional de Lula começa na primeira eleição direta ocorrida em 1989, quando o então candidato foi derrotado por Fernando Collor de Melo (PRN – AL), em uma disputa acirrada em segundo turno. Nos pleitos seguintes foi superado, até chegar ao poder no ano de 2002, ao vencer o PSDB, que naquela altura era a situação.

Com dois mandatos completos, Lula ficou oito anos no poder. Entre 2003 e 2010, passando pelo processo de recondução, numa disputa contra o mesmo PSDB, onde enfrentou seu atual vice-presidente Geraldo Alckimin (PSB-SP).

No pleito de 2010, Lula faz a sua sucessora e assim começa o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que conseguiu ainda a recondução. Mas, no meio do segundo mandato, a ex-ministra sofreu um processo de impeachment.

Após passar quase dois anos preso, em uma decisão eleitoral, Lula retornou à cena política na disputa de 2022 e superou o incumbente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

No retorno ao governo, Lula vai contar com 37 ministérios. Entre os destaques principais, pontua-se a volta de pastas como Cultura, em que Margareth Menezes vai ser titular e o Esporte, comandada pela ex-jogadora de vôlei Ana Beatriz Moser.

>> Com a colaboração de Renata Costa