Lula define nome para o STF

O presidente Lula (PT-SP) define quem vai ser o próximo ocupante de uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), em lugar de Rosa Weber, que se aposentou no dia 29 de setembro, há praticamente dois meses. 

A indicação deve ser pelo nome de Flávio Dino de Castro E Costa (PSB – MA), atual titular da Justiça e Segurança Pública. Esse movimento abre um importante espaço na Esplanada dos Ministérios. Além dele, Bruno Dantas e Jorge Messias eram nomes ventilados para o posto.

Os ministros do Supremo sempre foram indicados por presidentes, desde a redemocratização. O primeiro a fazer esses apontamentos foi Fernando Collor de Mello (PMN – AL), eleito no primeiro pleito direto do país desde o fim da ditadura.

Dino foi governador de seu estado e antes de assumir um espaço na Esplanada, ele foi eleito para o Senado Federal em 2022. Outra definição a ser divulgada é de Paulo Gustavo Gonet Branco, que entra na vaga ocupada por Augusto Aras na Procuradoria Geral da República (PGR).

Há expectativas de que esses nomes sejam confirmados ainda na manhã desta segunda-feira (27), mas essa história transita há alguns meses nos bastidores da capital federal, há pelo menos quatro meses, antes mesmo da aposentadoria de Weber.

>> Com informações da Folha de São Paulo e da Globo News.