O presidente Lula (PT – SP) decreta uma intervenção federal na capital do país, com base nos atos antidemocráticos e seus desdobramentos ocorridos neste domingo (08). Em pronunciamento feito no interior paulista, o governante anunciou que Ricardo Garcia Capelli é o nome escolhido para tomar conta da capital.
A onda de vandalismo sequer encontra uma resistência maior, levando quebradeira para prédios públicos, como o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo e atacou diretamente ainda o local de guarda das vestes dos ministros da corte maior.
O ex-presidente Michel Temer (MDB – SP) ordenou uma intervenção federal há alguns anos no Rio de Janeiro, antiga capital brasileira. Naquela altura, o interventor federal foi Walter Braga Neto, candidato a vice presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL – RJ) na eleição do ano passado.
Mas, a atual intervenção é muito maior, no âmbito político. A decisão tem vigor até o fim de janeiro. O governador Ibaneis Rocha exonerou Anderson Torres, para tentar se manter estável. Porém, o movimento não adiantou.