Levantamento aponta falta de diversidade na TV

Um levantamento recente aponta falta de diversidade racial na televisão brasileira, mais especificamente entre as emissoras de jornalismo, em pleno mês da consciência negra. Há poucos jornalistas pretos em posição de destaque nos principais canais de notícia do país. 

Quem lidera a lista é a CNN, com a presença de Jairo Nascimento dentro do “Novo Dia” e Juliana Lopes com “O Grande Debate” e “CNN Arena” na grade diária do canal de notícias criado pela Novus Media em 2020. A empresa de Rubens Menin teve em outros tempos nomes como Diego Sarza e Luciana Barreto na liderança de seus informativos.

Na Globo News, apenas Aline Midlej tem um posto de destaque. Ela está na faixa nobre, naquele que é o jornal central da emissora e entrou no espaço que era ocupado por Heraldo Pereira.

O Band News TV tem uma apresentadora matinal, Talyta Almeida no comando do “Jornal Band News”, entre 06h00 e 08h00. Futura caçula nesse segmento, a empreitada jornalística do SBT conta com Basília Rodrigues na ancoragem de uma atração na faixa da manhã, batizada com o nome “Central de Notícias”.

Há dois canais sem representatividade preta em suas respectivas grades. Jovem Pan News e Record News não contam com profissionais pretos em posições de destaque nos seus quadros.

>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna Outro Canal, na Folha de São Paulo