O primeiro trimestre do ano fecha com pouca oscilação no jornalismo da Record TV, principalmente no horário nobre onde estão concentrados os maiores investimentos das quatro redes mais importantes da televisão brasileira. Há quase três anos nesse horário, o “Jornal da Record” fecha a parcial de janeiro a março com 8,6 pontos de média na Grande São Paulo.
A atração tem uma taxa de aproveitamento enorme sobre a concorrente e ainda fecha com a audiência mais expressiva fora da Globo, já que o canal de Edir Macedo entende depois de anos que é necessário apostar na chamada contra programação.
O resultado é considerado muito positivo, porque além do título conquistado o informativo vence com muita larga vantagem seu concorrente direto na disputa pela preferência das pessoas, “SBT Brasil”, que precisa mesmo se preocupar com o possante “Jornal da Band”, com aproximações perigosas, inclusive na média final.
Ancorado pelos experientes Celso Feitas e Christina Lemos, o telejornal abre 59,3% na média anual, que por enquanto tem os dados de janeiro, fevereiro e março. O quadro daqui por diante parece ficar ainda mais dilatado, pelo alto volume de investimento proporcionado pelo canal com sede na Barra Funda.
Com base nos resultados do período eleitoral, a condução do jornalismo deve ser alterada. Como se sabe, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tem ditado as regras tanto no jornalismo quanto no entretenimento.
>> Material feito com base nos dados consolidados da Kantar Ibope Media