A primeira parcial do ano chega ao fim com um indicativo de cenário mais positivo possível para todo o meio televisivo. Em janeiro, a Globo lidera com 11,9 pontos de média mensal. Isso representa mais que o dobro do rendimento da segunda colocada, a maior desafiante de mercado.
O canal primeiro colocado se destaca com “Teita” (1989), “Cabocla” (2004), “Volta Por Cima” e “Jornal Nacional”, como demonstram os dados consolidados da Kantar Ibope, em relatórios sobre as performances de cada público.
A RECORD registra boa audiência, sobe aos domingos e consegue se manter nos demais dias da semana. O canal liderado por Cristiane Cardoso e Antônio Guerreiro tem 4,9 pontos de média mensal. Os ajustes feitos no fim de semana podem ajudar nos próximos meses a se consolidar. A rede já conseguia vencer suas concorrentes com uma margem segura e abre 52,5% de vantagem.
O movimento do jornalismo vespertino, ocorrido na segunda quinzena do mês, foi pouco detectado. Ainda assim, a emissora conquista um número relevante para a primeira parcial do ano. Eleandro Passaia e Reinaldo Gottino, atores dessas trocas, devem consolidar cada vez mais seus novos espaços.
A terceira colocada faz apenas 3,2 pontos de média mensal em janeiro. O canal liderado por Daniela Abravanel Beyruti e Mauro Lissoni se transformou em uma versão diferente de sua maior concorrente, afastou seu público costumeiro e não conseguiu chamar a atenção dos mais desavisados. Ainda assim, conquista uma imponente vitória contra a Band, que está perdida na maior parte da grade.
Por falar na quarta posição, a Band segue atrapalhada pela venda de duas faixas estratégicas de sua grade. Por isso, não basta Adriana de Fátima Araújo e Joel Datena performarem bem, se o primeiro informativo do dia é ensanduichado por programas religiosos. Na faixa nobre, Romildo Ribeiro Soares mata qualquer possibilidade de uma boa entrega do “Melhor da Noite”, por exemplo. A rede dos Saad aparece com apenas 1,4 ponto de média mensal.
Nos próximos meses, a empresa deve colocar no ar uma faixa de novelas. O espaço pode atenuar os problemas e levar a rede para uma posição um tanto melhor. A emissora tem a nova versão de “Café Com Aroma De Mulher” (2021) e a original MAX “Beleza Fatal”, como aquisições confirmadas.