Institucional famoso foi resposta para a Manchete

Como foi a audiência há oito anos?

O institucional da Globo que marcou seus 25 anos de atividades no país não foi uma mera peça de publicidade e promoção para o elenco da rede de Roberto Marinho. Com o mote “A Globo 90 é nota 100”, o canal reuniu seus astros e estrelas como uma maneira de responder aos ataques feitos pela concorrente mais ousada que já passou pelas vistas da líder. 

Criada sete anos antes, a Manchete se mostrava perigosa no que diz respeito a ameaçar a hegemonia da rede. Os carnavais transmitidos pela emissora da Rua do Russell eram um indicativo disso. Essa resposta foi produzida antes mesmo da produção de “Pantanal” (1990), mas a rede líder já tinha perdido nomes importantes que foram para o elenco de “Kananga do Japão” (1989).

O canal de Adolpho Block tinha nessa história pelo menos cinco nomes de sucesso da concorrente, a saber: Cristiane Torloni, Raul Gazolla, Elaine Cristina, Júlia Lemmertz e Rosamaria Murtinho deixaram a primeira colocada para se aventurar no projeto de dramaturgia da Manchete. Pouco mais de duas décadas depois, esse mesmo expediente seria visto na então Rede Record.

Como resposta, entre o fim de 1989 e o começo do ano seguinte, a Globo chamou todo o seu elenco disponível e fez essa vinheta especial, para demonstrar seu poderio e que ainda era a maior rede de televisão do país. Essa foi uma espécie de guerra fria. No vídeo, o elenco todo celebrando e festejando a chegada do ano bom, mas sem a tradicional música da empresa que controla a líder de audiência. Ao todo, 300 pessoas participaram dessa vinheta, gravada do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

Abaixo, a famosa vinheta. Nela, é possível identificar Celso Freitas, que atualmente ancora o “Jornal Da Record” na principal concorrente em atividade da rede primeira colocada.

 

>> Com informações do roteirista Maurício Gyboski, em suas mídias sociais.