Globo vai esticar jornalismo local

A Globo deve promover mais mudanças em sua faixa de jornalismo local no período da manhã. Ao todo, serão 170 minutos do informativo “Bom Dia Praça” a partir do próximo ano, quando a rede fizer uma nova reforma no espaço. 

Os telejornais locais que tinham duração de no máximo noventa minutos, agora quase dobram de tamanho. A atração matinal de entretenimento segue no ar normalmente, mas há um desenho onde o jornalismo das praças ganha mais tempo.

Em caso de saída do “Mais Você”, a rede teria apenas três programas na faixa matinal, todos voltados ao jornalismo. As trocas iniciariam com o tempo do informativo regional, entre 06h00 e 08h50, seguido por uma versão maior do “Encontro”, entre 10h00 e 11h30 e a faixa do almoço receberia mais tempo, com noventa minutos no ar. Entre os dois programas, quem entra no ar é o “Bom Dia Brasil”.

A mudança não vai ser problema em praças como São Paulo e Rio de Janeiro, com farto noticiário e múltiplas equipes responsáveis por abastecer o telejornal local. Rodrigo Bocardi e Flávio Fachel conseguem entregar bem a proposta desses informativos.

No Rio Grande do Sul, também não há problemas. A RBS é conhecida por conseguir fazer do limão uma limonada, mesmo em momentos mais complexos. Entretanto, há praças onde a estrutura das afiliadas é menor e por isso devem recorrer a outros tipos de cobertura, pautas sobre a saúde e comportamento, para atingir o tempo de arte do novo horário a ser implementado.

Assim, a RECORD passaria a fazer sua virada de rede antes da líder de audiência. Isso não deve implicar em grandes mudanças nos números, mas é minimamente curiosa essa informação sobre o conteúdo local da rede controlada pelos Marinho.

>> Com informações do jornalista Paulo Vito, no site TV Pop