Globo resgata a novela “Cabocla”

A novela das seis “Cabocla” ganha uma nova chance em televisão aberta, isso porque o enredo de Benedito Ruy Barbosa será reapresentado em “Edição Especial” vinte anos depois de seu remake. A história liderada por Vanessa Giácomo entra na vaga de “Cheias de Charme” (2012) a partir de agosto. 

O canal faz esse movimento para atender a um anseio do público. Essa história vai na linha com as demais escolhas da faixa, criada há três anos. Como sua antecessora, ela deve ter seis capítulos por semana e a partir daí pode-se fazer paralelos de audiência entre os enredos do espaço pós “Jornal Hoje” de maneira justa.

A produção foi reprisada pela primeira vez em 2008 e recuperada pelo VIVA onze anos depois dessa primeira passagem vespertina. O conto adaptado por Edmara e Edilene Barbosa está fora da televisão aberta há dezesseis anos e pode atingir um público diferente em relação as demais transmissões.

Contada em 167 capítulos, a trama deve ser transmitida a partir da segunda quinzena do mês. O canal soma apenas 10,8 com seu atual cartaz, mantém a liderança isolada. A rede, entretanto, perdeu público com sua estratégia de semana cheia, porque o sábado tradicionalmente é dia de menos televisores ligados e o mais complicado para manter plateia.

Nas mídias sociais, houve que “cravasse” o retorno de produções inéditas, que perdiam a liderança de maneira constante para a concorrente direta. Com uma novela clássica, ambientada na década de 1910, a Globo quer afastar o fantasma do “Balanço Geral”. A passagem de bastão deve ocorrer logo depois de PARIS 2024.

>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, no site F5, braço de entretenimento da Folha de São Paulo.