Globo perde bloco de capítulo de novela e gera revolta

Usuários do Twitter apontaram um problema já recorrente com outras novelas da Globo. Segundo apuração realizada no dia de hoje, a emissora de Roberto Marinho perdeu parte de um dos blocos finais do capítulo 30 da novela “Viver a Vida” (2009), atualmente em exibição na faixa nobre do Canal Viva. A versão disponibilizada no Globoplay consta um capítulo com duração de 40 mins, enquanto na exibição internacional, que era exibida simultaneamente com o Brasil, o referente episódio possui cerca de 48 mins de conteúdo bruto.

Essa não é a primeira novela que passa por esse tipo de perda, o remake de “TiTiTi” (2010) possui um bloco faltante em um de seus capítulos. Como forma de não prejudicar o entendimento do mesmo, a emissora recorreu a uma versão em SD (4:3) com baixa qualidade de imagem e assim permanece até hoje, sem a devida atualização com o formato em 16:9 (HD). Outra novela que também sofreu com perda de um dos seus capítulos é “Alma Gêmea” (2005), atual cartaz do Vale a Pena Ver de Novo. No caso do folhetim de Walcyr Carrasco foi utilizada a versão internacional para suprir o que foi perdido, mas ao que se tem informações, assim como a obra adaptada por Maria Adelaide Amaral, não houve qualquer atualização do conteúdo.

Nas mídias sociais, a manifestação a respeito da mídia corrompida recebeu uma série de comentários negativos, em uma demonstração de que seria possível recuperar essa lost media, uma vez que os capítulos da novela estão disponíveis em um canal do Daylimotion com gravação em baixa resolução de imagem.

O Canal Viva publicou um comunicado em suas redes sociais informando o ocorrido e garantindo que o conteúdo perdido não comprometerá o resultado final no ar. Em pleno 2024, o acervo da maior produtora de entretenimento do país pode ser colocado em xeque, pela absoluta falta de conservação e preservação de seus produtos recentes.