A Globo viveu anos problemáticos em sua principal faixa de entretenimento, com alguma instabilidade colocada entre os anos de 2015 e 2017, ao exibir enredos que não conseguiram chamar a atenção do grande público e derrubaram sua média.
O canal teve uma história bem construída, porém mal conduzida em “Babilônia” (2015), por exemplo. Depois, a emissora viveu casos similares com “A Regra do Jogo” (2015), “Velho Chico” (2016), “A Lei Do Amor” (2017) e esse fantasma voltou a assombrar a rede com mais intensidade depois da pandemia.
Mais recentemente, novelas como “O Sétimo Guardião” (2018), “Um Lugar Ao Sol” (2021) e a quase finalizada “Travessia” (2022), escrita por Glória Perez.
A primeira grande crise foi com a última novela de Gilberto Braga, que foi altamente rejeitada. A história ainda tinha uma linha interessante a ser seguida, mas por causa desses problemas, tudo foi jogado latrina abaixo. O tipo defendido por Arlete Salles, por exemplo, é uma grande caricatura do chamado cidadão de bem. Acima do tom, a personagem exagerava em seus preconceitos e carregava em tintas.
Pires, por sua vez, viralizou logo no primeiro capítulo com um meme forçado de “não estou disposta” logo no primeiro capítulo, evidenciando a face esnobe de seu tipo. No passar dos capítulos, a vilã se humaniza com uma paixão mais do que avassaladora por Diogo (Thiago Martins), irmão da protagonista Regina (Camila Pitanga).
Pitanga, inclusive, é uma das mais crédulas protagonistas dos últimos anos. Junto dela, pode-se colocar Heloísa (Cláudia Abreu), que desde os primeiros capítulos era incapaz de juntar peças para descobrir os ardis feitos pela vilã Magnólia (Vera Holtz), que dizem, usava peruca na produção.
Ao todo, o canal teve nos últimos nove anos pelo menos sete novelas da faixa seguinte ao “Jornal Nacional”, como um enorme fracasso. Responsabilizar, entretanto, o informativo de Renata Vasconcellos e William Bonner, é uma atitude rasa e pouco inteligente.
O mais recente problema, como se sabe, é o folhetim escrito por Glória Perez. A novela das nove, entretanto, chega ao fim nesta sexta-feira (05).