Globo desenha novo jornal de rede

A Globo desenha importantes mudanças para os fins de semana no próximo ano, com a criação de um novo jornal em rede, na faixa matinal. O canal deve lançar em fevereiro uma versão nacional do “Bom Dia Sábado”, comandada por Sabina Simonato e Marcelo Pereira, direto de sua base paulistana, que já serve de cenário para outras produções. 

O movimento tira tempo do programa de entretenimento “É De Casa”, mediado por Maria Beltrão, além de trazer do domingo uma companhia tradicional de quem costuma acordar cedo aos fins semana. A emissora puxa “Pequenas Empresas E Grandes Negócios” para o sábado. Outra mudança é a criação de um horário alternativo para o “Globo Rural”, que se mantém aos domingos.

A emissora deixa de ter apenas uma grande produção nas manhãs de sábado e aposta em pelo menos três produtos inéditos no espaço que recebe pouco investimento de todas as redes nacionais. O canal líder de audiência pode padronizar a transmissão do informativo, que conta com versões locais pelo país. Essa ideia serve para cobrir a falta do “Bom Dia Praça” e “Bom Dia Brasil”, que não vão ao ar no sábado.

Além disso, é uma resposta ao “Fala Brasil” da principal desafiante de mercado. Por mais que não haja ameaça, é importante a maior emissora do país olhar com maior cuidado para a faixa do sábado e aumentar o tempo de consumo do seu conteúdo.

Durante a semana, Simonato e Pereira seguem com suas antigas funções. Entretanto, eles acumularão a titularidade desse novo informativo. Vale lembrar que direto da sede paulistana, a emissora gera os telejornais “Hora Um”, “Jornal Hoje” e “Jornal da Globo”.

>> Com informações da jornalista Mônica Bérgamo, em sua coluna no jornal Folha de São Paulo