Globo deixa de transmitir a Série B

A Globo sofre um duro golpe e vai deixar de transmitir o segundo escalão do futebol brasileiro, em qualquer uma de suas plataformas. O canal carioca sai da competição após quase três décadas de parceria, isso vai afetar principalmente o SporTV, seu braço esportivo nos meios pagos. 

O canal carioca sai da competição na temporada em que não há nenhum time considerado gigante. Ainda assim, era um torneio estratégico para compor a grade dos canais pagos, principalmente no horário nobre, onde a disputa é mais acirrada.

A nova organização dos direitos deve mesmo ter a ESPN nos meios pagos, assumindo um espaço que era do Premiere, enquanto que na televisão aberta, a RedeTV! deve ficar com um contrato mais modesto, que lhe confere direito sob um jogo por rodada.

Neste ano, disputam a segunda divisão nacional: Amazonas, América Mineiro, Atlethic, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Avaí, Botafogo de Ribeirão Preto, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário, Paysandu, Remo, Villa Nova e Volta Redonda.

Na briga por audiência, quem deve ser beneficiado é o canal controlado pela Disney, porque seus programas de debate podem repercutir os jogos que serão transmitidos. Apesar de não ter nenhum time enorme em repercussão, há trabalhos interessantes, que ganham a vitrine da ESPN e de seu streaming.

>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna Outro Canal