Globo acaba com jornal do horário nobre

A Globo vai tirar do ar uma das mais tradicionais marcas de sua grade. Após décadas, sai de cena o “Brasil TV”, produzido pela emissora para o sinal analógico da parabólica. O informativo vai ao ar para quem recebe esse sinal e não tem as notícias locais entre a novela das seis e das sete. 

O canal controlado pelos Marinho vai deixar de produzir a atração criada há vinte anos e nesse pacote vai desligar o sinal analógico já no próximo mês. Atualmente na Globo News, Leilane Neubarth foi quem começou essa tradição em 2004, outros profissionais da casa passaram pelo telejornal, como André Trigueiro, Marcelo Cosme, Priscila Chagas e praticamente toda a rotação do Rio de Janeiro.

A faixa nobre, bem como os outros espaços do jornalismo local, serão preenchidos por conteúdos de cada praça, já a partir do próximo mês, para quem tem o sinal da chamada Parabólica Digital. Antes dessa criação, a emissora exibia uma tela preta por aproximadamente vinte minutos, tempo que os informativos locais da noite tinham pelos idos de 2002 a 2004, por exemplo.

A exibição de conteúdos frios da Globo News, bem como reprises de outros telejornais era comum nos outros espaços. Chega ao fim uma era na televisão brasileira.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos a emissora investiu pesado em campanhas sobre o desligamento do sinal analógico, estreladas pelo ator Fernando Caruso, o Wilson do “Vai Que Cola”. A curiosidade é que nos últimos anos, o informativo era gerado em uma parte do cenário do “Bom Dia Brasil”.

>> Com informações dos jornalistas João Paulo Dell Santo e Sandro Nascimento, do site NaTelinha