Gazeta muda padrão de telejornais locais

A TV Gazeta (ES) altera o padrão do seu jornalismo local e a partir desta segunda-feira (30), passa a produzir os telejornais locais “Bom Dia ES”, “Gazeta Meio Dia” e “Boa Noite ES”, seguindo o padrão usado pela RPC, parceira global no estado do Paraná. 

O movimento não foi explicado oficialmente, mas agora essa é mais uma praça que foge do padrão imposto pela rede. Além deles, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazem suas próprias versões do “Praça 1” com o “Jornal do Almoço” e “Praça 2”, que nessas praças viram “NSC Notícias” e “RBS Notícias” respectivamente.

A Rede Bahia é outra praça a adotar alguns padrões diferentes da matriz, com o “Jornal da Manhã” e “Bahia Meio Dia”, mantendo apenas o “BATV” do horário nobre com o padrão imposto por Rio de Janeiro e São Paulo, co-geradoras de rede.

O movimento baiano se explica, porque a TV Bahia é a segunda parceira da Globo no estado. Antes, a TV Aratu era parte da rede controlada pela família Marinho e por isso ficou com eles o título “Bom Dia Bahia”, usado atualmente em um informativo local comandado por Silvana Freire.

Não é a primeira vez que o público capixaba experimenta mudanças, porque há nove anos a rede testou a inversão dos programas “Sessão da Tarde” e “Vale A Pena Ver de Novo” localmente, além de um “Vídeo Show” no fim de tarde, apenas para o Espírito Santo.

Dessas trocas, apenas a inversão de reprises funcionou e foi implementada nacionalmente quatro meses depois dos primeiros testes, feitos ainda em Goiás.