Galã tem doença degenerativa

O ator estadunidense Eric Dane publicizou na última semana que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa progressiva, que limita a rotina de quem precisa conviver com essa condição. Aos 52 anos, ele ficou conhecido por viver a personagem Mark Sloan um cirurgião plástico cheio de si mesmo em “Grey´s Anathomy”.

A revelação foi feita em entrevista à revista “People”, dedicada ao noticiário de celebridades nos Estados Unidos. Além do drama médico estrelado por Ellen Pompeo, Dane teve uma personagem importante em “Euphoria”. O ator disse que seguirá trabalhando em uma nova produção da HBO e precisará de privacidade para lidar com o diagnóstico da doença.

O quadro causado por ELA já foi retratado na dramaturgia brasileira, mais precisamente em “Malhação” (2018), com a personagem Amanda (Pally Siqueira) precisando lidar com o diagnóstico e consequências.

A abordagem na história, entretanto, foi criticada na época. O folhetim falava sobre temas importantes, mas de alguma maneira tudo era minimizado. A condição de uma das protagonistas, inclusive, foi retomada pela falta de andamento nas tramas. No enredo, estavam nomes como Daniel Rangel e Camila Morgado, por exemplo.

A doença encarada por Dane atinge de dois a cada 100 mil pessoas, mas não ganhou as rodas de conversa e debate. O galã estadunidense tem visibilidade e pode ajudar a tornar o assunto mais comum nas rodas de conversa. Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será o suporte entregue às pessoas que são acometidas por esse problema.

>> Com informações da revista People e do site O Hoje