O ator Jayme Periard perdeu o posto de protagonista masculino na novela “Salomé” (1991), produzida para a faixa das seis, por conta de um acidente que sofreu. O bonitão defenderia uma das personagens centrais da novela que abre o horário nobre da emissora, mas teve uma queda na piscina do prédio onde morava, no Rio de Janeiro.
Para a vaga do protagonista Duda, a emissora mexeu no time que estava envolvido na produção de “O Dono Do Mundo” (1991) e escolheu Petrônio Gontijo, em sua mais relevante atuação nas novelas da Globo.
Esquecida pelo público, a novela teve apenas 107 capítulos e foi protagonizada por Patrícia Pillar. O folhetim tem a assinatura de Sérgio Marques, marcou 31,4 pontos de média e cedeu espaço para “Felicidade”, primeira novela de Manoel Carlos no seu retorno para a maior emissora do país.
Depois desse trabalho, Gontijo teve outras personagens na casa, mas no ano de 1996 transfere-se ao SBT onde esteve em duas novelas. Na segunda passagem teve mais destaque, com a protagonista masculina de “Pícara Sonhadora” (2001).
Desde 2005, o ator tem contrato com a Record TV e pode ser visto recentemente em “Reis”. Gontijo é considerado um dos principais nomes da emissora com sede na Barra Funda e tem pelo menos duas décadas de serviços prestados para a segunda maior emissora do país.
>> Com informações do pesquisador em teledramaturgia Sebastião Uelinton Pereira, nas mídias sociais