O espelho de um telejornal tem todos os elementos que vão ao ar na atração, desde a escalada até o encerramento. Por falta de atenção, um erro crasso na confecção desse documento derrubou a apresentadora Débora Bergamasco no fim do telejornal “SBT Brasil”, principal informativo da emissora criada por Silvio Santos e controlada pela família do comunicador.
A frase final do informativo dizia que o programa seguinte era o resumo da novela “A Infância de Romeu E Julieta”, mas quem sucede o informativo agora são as reprises do programa “Esquadrão da Moda”. Esse momento viraliza nas mídias sociais e relembram a gafe de Juliana Alvim, quando em 2006 encerrou o informativo com evidentes sinais de nervosismo ao não conseguir informar qual era o programa seguinte.
No caso de Bergamasco, o texto a derrubou. Não é responsabilidade de quem apresenta saber qual é o programa seguinte, ainda mais em um fim de semana, mas quem roteiriza e pensa o telejornal deve, por função, saber qual é a grade da emissora, por mais problemática que ela seja. No ar, quem paga a conta é a apresentadora, mas ela está isenta de qualquer responsabilidade.
Aos sábados, o canal tem uma das piores audiências da semana, que já não tem bons rendimentos nos outros cinco dias, quando quem sucede o telejornal é mesmo a telenovela infantil, desenvolvida pela esposa de Senor Abravanel. Abaixo, o vídeo do momento do erro cometido no fim de semana:
Não avisaram a coitada que agora é Esquadrão da Moda que vem pós jornal #SBTBrasil https://t.co/LgsLcCyxwA pic.twitter.com/g08XOHjcbo
— @dinhoaugustto (@dinhoaugustto) August 20, 2023