Os erros são algo comum e até mesmo corriqueiros no dia a dia e se fazem presentes na ficção. Mas no entanto, a persistência desses erros em um determinado produto da teledramaturgia sem a devida averiguação, torna-se algo questionável, como é o caso da atual novela das sete da Globo, “Família é Tudo”, que ao longo de seus pouco mais de quatro meses em exibição acumula inúmeras gafes.
No capitulo exibido na noite desta segunda (15), a personagem Maya (Sabrina Petraglia) deixa cair uns papéis no chão e quando os recolhe, percebe que são exames médicos de Tom (Renato Góes). Em um rápido take da câmera sobre o exame, é possível notar que o ano de nascimento do personagem é 1998, portanto ele tem atualmente 26 anos. Chama atenção o fato de seu interprete ser dez anos mais velho e ser pai de duas crianças.
Como já mencionado anteriormente, essa não é a primeira e nem mesmo a segunda vez que a novela escrita por Daniel Ortiz comete erros de continuidade e furos de roteiro. Nos capítulos exibidos semana passada, os personagens Guto (Daniel Rangel) e Lupita (Daphne Bozaski) pegam a estrada e por um descuido do jovem, eles acabam sofrendo um acidente e indo parar mata a dentro. O que chama atenção na cena é o momento em que o carro entra pela mata e é possível notar que o veiculo não está em movimento, mas sim que há pessoas da produção que estão movendo os galhos das árvores.
Outro caso ocorrido e que gerou repercussão nas redes sociais foi quando Plutão (Isacque Lopes) conversa com sua irmã Vênus (Nathalia Dill) por celular e entre uma cena e outra é possível notar a mudança na cor da capinha de celular do jovem.
Agora fica o questionamento: será que a equipe de direção da novela não consegue perceber esses e outros erros achando que vão passar batidos? Ou será que esses erros são propositais para que o enredo tenha um mínimo de repercussão?