Falta apenas uma vaga na Série B

A rodada final do Campeonato Brasileiro 2024 vai selar o destino do último rebaixado ao segundo escalão. No meio da semana, foi confirmada a queda do Criciúma Esporte Clube (CEC), após seu primeiro ano na elite nacional. O clube sediado no Sul do estado somou apenas 38 pontos nos compromissos realizados até o momento. 

O último espaço para cair será decidido neste domingo (08) e envolve quatro equipes que estão na parte de baixo da tabela de classificação Atlético Mineiro (44 pontos), Fluminense (43 pontos), Atlético Paranaense (42 pontos) e o atual ocupante que abre o Z4, Red Bull Bragantino (41 pontos).

A equipe catarinense é orientada por Cláudio Tencati e reforça a expressiva participação do estado no segundo escalão do futebol nacional. No próximo ano, estarão no torneio Avaí (Florianópolis) e Chapecoense (Chapecó), confirmados pelo salvamento de uma queda ainda maior, para a terceira divisão.

Caso nenhum clube grande seja rebaixado, Santa Catarina tem mais chances de brigar pelo acesso em 2025. Os direitos de transmissão, pelo que se sabe até o momento, ainda não foram comercializados.