A novela das oito “Explode Coração” foi um fenômeno no horário nobre da Globo e marcou uma virada na carreira da autora Glória Perez. Em seu retorno ao trabalho, ela abordou o mundo cigano e a tecnologia disponível na época do enredo.
O folhetim contou com atuações memoráveis, tipos marcantes e o primeiro tipo transexual da dramaturgia brasileira, a Sarita Vitti, vivida pelo ator Floriano Peixoto, numa época em que discutir gênero em horário nobre parecia inatingível.
Outro destaque é Lola, defendida de forma leonina pela atriz Eliane Giardini, onde ela era uma cigana tradicional e tentava proteger Dara (Tereza Seiblitz) de seu verdadeiro amor, uma vez que ela estava prometida para Igor (Ricardo Macchi).
Mas, as melhores cenas do enredo ficam por conta de Laura Cardoso. Meses depois de se despedir da soturna Guiomar de “A Viagem” (1994), a lenda carrega a novela nas costas e conduz seu núcleo sem maiores problemas.
A trama terminou sua passagem com 47,4 pontos de média. Por conta dessa performance, ela seria esticada. Mas, foi contada em 155 capítulos, porque a autora estava mentalmente estafada, por conta da passagem de sua herdeira três anos antes.