O jornalista Erick Bretas assume a liderança do Grupo Estado, com a missão de liderar “O Estado de São Paulo” e a Rádio Eldorado (107,3), após quase duas décadas de serviços prestados ao Grupo Globo.
A gerência do Globo Play e desenvolvimento de seus produtos e resgates o tornaram famoso na bolha das mídias sociais, mas antes disso ele passou pelo jornalismo da emissora carioca e comandou a equipe do “Jornal da Globo”, além de ter sido diretor executivo da Central Globo de Jornalismo, como aponta o curriculo do profissional.
O seu antecessor no cargo, Francisco de Mesquita Neto deixa o posto de diretor presidente da empresa e passa a responder pelo Conselho de Administração do Estadão, nome popular do periódico impresso.
Bretas se formou em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em regulação e mídia. Vencedor de prêmios relevantes, o jornalista levou para casa o Caboré, dos anos 2020 e 2023. Antes disso, foi vencedor do equivalente ao Emmy do jornalismo, mais precisamente em 2011.
A chegada tem como meta ampliar a presença digital do periódico, isso significa que vai passar por mais uma reformulação. O profissional retorna, assim, ao jornalismo depois de se dedicar nos últimos anos aos produtos digitais da maior emissora do país. Antes dessa aquisição, o Grupo Estado já tinha se acertado com Carlos Andreazza, que tem um espaço nas páginas da publicação.
>> Com informações de O Estado de São Paulo, em seu site oficial