“Esmeralda” ganha novo selo de classificação

A reprise da novela brasileira “Esmeralda” recebe uma nova classificação indicativa e passa a ser inadequada para menores de doze anos. A partir de agora, o selo amarelo acompanha o enredo estrelado por Cláudio Lins e Bianca Castanho.

O despacho do Ministério Da Justiça (MJ) ocorre no dia em que o enredo ganha mais tempo no ar e vai entregar para o morfético “Casos de Família”. Conforme decisão, a trama tem drogas lícitas, temas sensíveis e violência.

A rede da Anhanguera se vale agora de uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que há seis anos extinguiu a vinculação horário do selo de classificação indicativa. Caso a regra anterior ainda vigorasse, o folhetim só poderia ser exibido em horário nobre.

Atualmente, as três mais bem colocadas no ibope da Grande São Paulo usam desse expediente, definido em 2016, para levar ao ar suas novelas. “A Favorita”, “Além Da Ilusão” e “Quanto Mais Vida Melhor” tem a inadequação da cor amarela.

Na Record TV, a reprise da novela “Chamas da Vida” também é imprópria para menores de doze anos, mas segue firme e forte na faixa vespertina.

O canal de Silvio Santos tem, além da adaptação brasileira, a reprise de “Mar de Amor” com a marca laranja, que representa inadequação para menores de 14 anos. O enredo que abre a faixa nobre também é inapropriado para menores de doze anos.

>> Com informações do site oficial de classificação indicativa do Governo Federal.