“Encontro” é reclassificado na Globo

O programa matinal de entretenimento “Encontro” ganha um novo selo de classificação indicativa na Globo e passa a ser não recomendado para menores de doze anos, com a cor amarela na escala de idade. 

A mudança na faixa etária ocorre após uma semana de investimentos em coberturas mais pesadas, no estilo “Brasil Urgente”, para manter o público do telejornal anterior.

O movimento da emissora em pesar as pautas abordadas tem funcionado, isso porque Patrícia Poeta conquistou média na casa dos oito pontos ao longo desta semana. Primeiro, com o assassinato de um campeão mundial, depois com uma tentativa de dopar a jornalista Bárbara Coelho, que foi abordada na atração.

Somente assim, com histórias mais chocantes, Poeta conseguiu se aproximar do que a atração rendia quando tinha Fátima Bernardes no comando. Em compensação, o faturamento do formato segue abaixo do esperado, se assemelhando mesmo ao popular “Cidade Alerta”.

De qualquer modo, esta guinada ao sensacionalismo tem ajudado o programa seguinte da grade e beneficia de forma indireta o “Mais Você”, que tem um tom mais conversado e uma Ana Maria Braga vivendo sua fase mais espetacular no canal dos Marinho.

A troca na faixa etária não implica em mudanças de horário, porque conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada há seis anos, não há mais vinculação horária com a restrição de idade de um programa. Agora, todas as emissoras se beneficiam por essa decisão, nos mais variados horários.

>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna no site Notícias da TV