O período de votação no primeiro turno chega ao fim em 120 minutos. As pessoas que estiverem na fila devem ter o direito de votar, mas é ideal que as pessoas levem uma cola com o número dos seus candidatos, para que o processo seja mais rápido e breve. Os dispositivos eletrônicos estão vetados na cabine de votação e devem ser entregues aos componentes da mesa de assinaturas.
A apuração começa a partir de 17h00 pelo horário de Brasília, inclusive nas praças que estão com uma ou duas horas a menos, já que o encerramento das urnas foi padronizado a partir deste pleito.
Há cenários estaduais que estão próximos de confirmar um segundo turno nas disputas regionais. No pleito nacional, conforme as pesquisas mais recentes, Lula (PT-SP) está próximo de chegar a uma vitória em primeiro turno. Enquanto isso, Ciro Gomes (PDT-CE) travava uma briga intensa pela medalha de bronze, com a candidata Simone Tebet (MDB- MS).
A curva de desempenho do presidente Jair Bolsonaro é a mais reta, constante, sem grandes alterações. Se Lula não roubar votos dos demais concorrentes, está desenhado o segundo turno, entre aqueles que polarizaram a eleição deste ano.
O segundo turno, seja nacional ou estadual, ocorre no último fim de semana de outubro. Praças como Paraná e Minas Gerais não devem esperar pela chamada segunda mão, como diriam os portugueses.