Donald Trump retorna ao poder nos Estados Unidos

O empresário e apresentador Donald John Trump é o vencedor do pleito eleitoral ocorrido nos Estados Unidos da América. Na disputa contra a vice-presidente Kamala Harris, ele consegue 276 votos eleitorais e retoma o poder na maior economia do mundo. 

A volta dele ao poder foi projetada pela CNN às 07h30, pelo horário de Brasília. Antes, a emissora Fox News projetou o retorno dele ao comando da nação mais poderosa do mundo, com influência em todo o planeta.

Derrotado em 2020, quando defendia o mandato, ele retorna ao posto de poder com 78 anos de idade e supera seu antigo adversário, como a pessoa mais idosa a liderar uma nação após o pleito eleitoral.

O modelo de eleição nos Estados Unidos é completamente diferente do que estamos acostumados no Brasil. Funciona como um grande jogo de xadrez, onde o tabuleiro é o mapa. Vence, quem primeiro chegar ao número mágico de 270. Há quatro anos, esse processo foi mais lento, com aproximadamente uma semana para essa confirmação.

Trump terá uma convergência de fatores em seu novo mandato, isso porque o Partido Republicano tem maioria nas casas de representação. Até agora, a candidata do Partido Democrata aparece com apenas 223 delegados, contra 276 do adversário.