“Domingo Espetacular” precisa ser alterado na Record TV

O programa semanal “Domingo Espetacular” precisa passar por uma profunda reestruturação em sua linha editorial, tempo de duração e forma de ancoragem no fim de semana da segunda maior emissora do país. 210 minutos é tempo demais para um formato que chega na metade e perde completamente o gás, o sentido e o motivo de estar ali no ar. 

As grandes reportagens, com furos e notícias exclusivas precisam ser retomadas. Com ou sem Carolina Ferraz, apresentadora da atração desde 2020, o horário precisa ser revisto. Com uma concorrência completa focada no entretenimento, os números do semanal podem subir de maneira rápida, ao enfrentar Eliana Michaelichen e Luciano Huck, como era na época em que a revista confrontava com Fausto Silva e Augusto Liberato.

O canal precisa retomar a essência do seu programa de domingo a noite, em todos os sentidos. Ter mais do que duas horas no ar é um exagero tamanho, que já foi cometido também pela primeira colocada. A apresentação de Sérgio Aguiar e Carolina Ferraz não pode ser vista como um problema, pelo menos nesse primeiro momento de análise mais detida em relação ao formato.

Ambos tem passagem importante pelo “Fantástico”, espelho para a criação do dominical, seja na ancoragem ou como voz padrão, logo depois da saída de Cid Moreira dessa emblemática função. Vale lembrar que o programa foi concebido a partir da contratação de Celso Freitas, há 19 anos, depois de passar um bom tempo como apresentador da referência maior dessa mistura entre jornalismo e entretenimento.

Discutir pormenores, transformar o programa em uma versão luxuosa de “A Hora da Venenosa”, não contribui em absoluto ao programa que teve como âncora mais emblemático o jornalista Paulo Henrique Amorim, entre os anos de 2006 e 2019, curiosamente por treze anos esse foi o bastião do programa, que teve nesse período sua mais relevante fase.

Atualmente, a revista eletrônica vence com alguma margem a programação da concorrente e recebe o título de único programa a vencer o SBT no dia em que ele melhor performa, com os programas de entretenimento.