Disney marca estreia da ESPN 5

A Disney confirma para janeiro do próximo ano a mudança em uma de suas marcas. Depois de dez ciclos, sai do ar o Fox Sports 2 e em seu lugar entra a ESPN 5, para cumprir exatamente a mesma função. O acordo entre a empresa estadunidense e o Conselho de Administração e Defesa Econômica (CADE), foi o que possibilitou a absorção da marca concorrente pelo conglomerado de Mickey Mouse.  

O quinto canal linear não deve receber grandes eventos ao vivo, como já ocorreu com sua imã a ESPN Extra, a não ser em situações emergenciais. Atualmente, o Star Plus supre qualquer demanda do canal e a grade dos lineares parece ser feita de forma randômica, principalmente nos casos referenciados acima.

Para se ter uma ideia, no caso da EXTRA, apenas eventos de golfe, turfe e alguns jogos do esporte universitário dos Estados Unidos tem espaço no ao vivo, isso quando os demais canais da marca estão ocupados e se faz necessária uma janela linear.

Ambas as marcas são depósitos de reprises. A ESPN 5 nasce para cumprir um acordo entre as operadoras, que distribuem os sinais da empresa estadunidense em terras brasileiras. Como se sabe, o foco da Disney é no seu canal central e no streaming, onde tem lançado programas especiais e séries documentais sobre personagens importantes da história do esporte.

O desligamento da marca Fox Sports 2 representa o fim da trajetória da empresa no Brasil, onze anos depois de sua chegada. Desde 2020, com o processo de absorção, a emissora era usada apenas para eventos ao vivo e foi esvaziada na questão de debates.

Canal secundário da marca liderada por Murdoch, o FS 2 chegou ao Brasil em 2014, com uma edição especial do “Visão FOX”. Por alguns meses, foi nele que o público acompanhou o “Fox Sports Rádio”, que causou uma verdadeira hecatombe na concorrência, fazendo a própria ESPN mexer mais de mil vezes no antigo “BB Debate”.

>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, no F5, braço de entretenimento do Grupo Folha.