Os ouvintes cariocas acompanharão diversas mudanças no espectro de rádio FM da cidade maravilhosa nos próximos meses.
O dial do Rio de Janeiro ficará conturbado no próximo ano. Além da estreia confirmada em 15 de Janeiro da Rede Band FM nos 91.1, que antecipamos aqui, outras emissoras passarão por alterações em sua programação.
Começamos com o despejo da Paradiso Rio, que ocupava os 95.7 desde 2003. Em nota aos colaboradores, a emissora terá 120 dias para desocupar o canal, que foi adquirido por um grupo evangélico não divulgado, mas que conforme apuramos com fontes, se trata da Igreja Deus é Amor, que desde 2021 aluga a 102.9 FM do Grupo JB, em um contrato com duração de 5 anos e opção de compra. A 95.7 pertencia ao mesmo grupo da Alvorada FM 94.9 de Belo Horizonte, que arrenda a emissora desde 2000.
O Grupo Dial já está buscando uma nova frequência para abrigar a emissora, sendo a 102.9 uma das mais cotadas. Caso o acordo se concretize, a Paradiso se posicionará no dial ao lado da irmã Mix FM 102.1, que também sofre do mesmo problema: frequência arrendada.
Ainda, a Rádio Novo Tempo confirmou sua chegada ao Rio no próximo ano, em data e dial a serem divulgados. Conforme apuramos, será por meio da Rádio Jornal 90.7 de Rio Bonito, que tenta junto à Anatel um aumento de potência e instalação de sistema irradiante no Morro do Sumaré.
Também, é aguardada a chegada da Massa FM, de Ratinho. O comunicador afirmou no último dia 4 no programa Turma da Massa, que a emissora terá duas afiliadas em território fluminense, sendo uma na capital e outra na região serrana. De acordo com Eduardo Moura, do Audiência Carioca, existe a possibilidade da Massa FM assumir o rodado dial 104.5, atualmente com a boa Positividade FM, no ar desde 2021. Marcson Muller, diretor da emissora, afirma que o contrato de arrendamento tem mais 6 anos de validade.
Ainda está prevista a estreia da UFRJ FM em 88.9 MHz. A emissora está finalizando a instalação do sistema irradiante no Morro do Sumaré. O transmissor importado já chegou ao país. A rádio, de responsabilidade do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já opera pela internet e ganhou um canal de alta potência da EBC.
Não deixando de lado, temos a migração AM-FM, com a Manchete AM 760 e a Contemporânea AM 990 se preparando para estrear em FM estendido. As emissoras já estão licenciadas. Outra que já está em trâmites, é a Feliz AM 540, que já enviou seus dados à Anatel.
> Com informações de Eduardo Moura, do Audiência Carioca.