CPI pode ser aberta após tentativa de golpe

Uma articulação nas casas legislativas pode colocar na rua uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar quem são as pessoas responsáveis e financiadoras dos atos criminosos realizados no fim de semana.

Ainda no domingo (08), foi determinada uma intervenção federal na capital do país. O presidente Lula nomeou um interventor para que cuide do setor que apresentou problemas no fim de semana e possibilitou uma quebradeira generalizada.

Na madrugada desta segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do comando oficial do DF. Tanto Câmara quanto Senado Federal podem receber os trabalhos de apuração sobre os crimes cometidos no fim da semana.

Nomes de correntes diferentes do espectro político defendem a criação dessa força de trabalho para apurar a origem dos recursos que sustentavam essa sanha golpista, iniciada em outubro do ano passado, quando o atual presidente venceu o pleito.

O arco que defende a criação vai de Soraya Tronicke (União Brasil – MS) a Humberto Costa (PT-PE). A concretude de um processo como esse é mais simples no Senado Federal, que precisa de 27 assinaturas ao todo.

A candidata do partido de centro já tem todas as assinaturas necessárias, basta que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) autorize o início dos trabalhos.

>> Com informações do jornal O Globo