Corinthians conquista estadual em casa

O Sport Club Corinthians Paulista (SCCP) conquista o Paulistão Sicredi e interrompe uma sequência da Sociedade Esportiva Palmeiras (SEP) no maior estadual do país. A final foi justamente entre eles, rivais históricos. 

A trama de 2020 se repete, com papéis invertidos. Naquele ano, foi o alviverde quem interrompeu uma sequência mosqueteira de títulos, ainda sob orientação de Vanderlei Luxemburgo da Silva, que seria substituído meses depois.

O jogo de volta deste ano termina empatado, mas como o clube mosqueteiro tinha vantagem mínima, tudo se resolveu mesmo sem vencedor na Neo Química Arena, casa do clube que veste preto e branco. Já no tempo adicionado pelo árbitro, sinalizadores foram disparados para dentro de campo. Isso pode complicar a vida da equipe orientada por Ramón Diaz, em relação a perda dos mandos de campo, por exemplo. Por lei, clássicos que envolvem clubes grandes não podem ter a chamada torcida mista.

Antes do período acrescentado, Raphael Cavalcanti Veiga perdeu um pênalti, que colocaria o alviverde em melhores condições na disputa pelo título.

O clube sediado no Tatuapé impediu que houvesse um tetracampeonato consecutivo, assim não há qualquer registro disso na chamada era moderna. Antes da profissionalização do esporte, o Paulistano venceu o torneio estadual quatro vezes seguidas.

Pelos próximos anos, o evento permanece aos cuidados da RECORD, que tem contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) pelo menos até o ano de 2029. O jogo decisivo ainda rendeu ao canal da Barra Funda a maior audiência do ano em televisão aberta.