As reformas vespertinas não param no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a terceira maior emissora do país tira tempo de sua única novela inédita adulta e resolve reduzir o espaço de “Contigo Sim”. O folhetim perde quinze minutos, deixa de concorrer integralmente com “Apocalipse” e pode ser uma ajuda e tanto para a concorrente.
O canal concede mais tempo para o “Fofocalizando”, a rede paulista vive em uma eterna sanfona e brinca de planejamento, seja em qual faixa for. A atração vespertina, liderada por Gabriel Cartolano passa a ter 75 minutos nas próximas semanas, a boa fase do programa se deve justamente pela entrega dos enredos produzidos pela Televisa.
Em junho, a única novela adulta e inédita da grade teve 3,59 pontos de média mensal em junho, um dos seus maiores rendimentos conforme dados consolidados da Kantar Ibope. No mesmo período, o vespertino de entretenimento marcou 3,27 pontos nas vinte edições transmitidas. O aumento será gradativo e pode tirar a competitividade do canal controlado pelos Abravanel.
Na prática, o programa especializado na vida alheia derruba a emissora em 8,91% em números totais. Não se sabe, entretanto, a participação dos dois programas nos televisores ligados em suas faixas de transmissão. Certamente, o aumento visa atender os anunciantes do programa de entretenimento, mas é preciso conciliar audiência e faturamento.
A atração seguinte aos dois objetos desse texto tem uma quebra de público mais proeminente. Porque, em uma conta simples, quem gosta de novelas, consome fofocas, portanto teoricamente atende ao mesmo público. Essa plateia, entretanto, parece rejeitar o tom empregado ao popular “Tá Na Hora”, conduzido por Márcia Dantas e Marcos Paulo Ribeiro de Morais.
>> Material construído com informações do jornalista Flávio Ricco, em sua coluna Canal Um publicada pelo portal R7, além do apoio dos dados consolidados de junho, entre os dias 03 e 28 de junho de 2024