Confira quem venceu Paris 2024

A delegação estadunidense foi campeã em PARIS 2024 por um critério de desempate, isso porque o TEAM USA conquistou o mesmo número de medalhas de ouro que a China. 

O critério de desempate é o mais óbvio possível, na contagem das medalhas de prata, o time dos Estados Unidos da América do Norte saiu vitorioso. Se houvesse um novo empate, a conquista dos bronzes serviria como balizador.

Ao fim das disputas esportivas, essa delegação somou 40 ouros, 44 pratas e 27 bronzes. Segunda colocada, a República Popular da China, teve a mesma quantidade de medalhas de ouro, mas arrematou apenas 27 pratas e 24 bronzes.

O Time Brasil fecha sua participação em 20° lugar, como resultado da falta de investimento e incentivo em esportes nos anos anteriores, assim como a implosão do Ministério do Esporte. Contra todos os prognósticos, a delegação verde e amarela sai da capital francesa com vinte medalhas, uma a menos do que no ciclo anterior. Mas o volume de ouros foi menor do que aquilo que era projetado.

As políticas públicas voltadas ao esporte foram retomadas apenas no ano passado, isso deve ser colhido em próximas edições dos jogos, como Los Angeles (2028) e Brisbane (2032). Que esse ciclo tenha nos ensinado a mais valiosa lição: É necessário acompanhar o ciclo todo, para fazer certos tipos de cobrança. Não se pode agir com o fígado, quando não sabemos como foi o caminho das pessoas que representam o país em momentos sublimes, como a festa multiesportiva idealizada por Barão de Coubertin.