Confira o valor arrecadado pelo “Teleton”

A maratona solidária “Teleton Brasil” finaliza sua campanha deste ano com R$ 36.114.168, maior valor arrecadado desde a estreia do programa, em 1998, por iniciativa de Hebe Camargo. O formato teve ainda mais um ano com uma forte presença no digital, assim como em edições anteriores.

O programa é feito em beneficio da Associação de Assistência A Criança Deficiente (AACD), mas deixou de atender apenas miúdos, desde que as primeiras gerações de pacientes se tornaram adultos.

A quantidade de dinheiro arrecadada no último fim de semana vai possibilitar 282 mil atendimentos ao longo do próximo ano. As mais recentes edições tem sido especializadas para a manutenção das unidades, construídas em sua maioria com a arrecadação de anos anteriores.

Ainda há falta de direção de palco, muitas vezes. Com pessoas perdidas no palco, pouco tempo de tela. As dinâmicas poderiam ser melhor exploradas, por exemplo, em formatos consagrados pelas emissoras que fazem parte da rede da amizade.

Uma estratégia de televisão melhor desenhada pode potencializar o número de doações, para que não seja necessária a entrada da chamada “tropa do cheque” no fim do programa. Os momentos decisivos tem melhor condução de bastidor. Pelo segundo ano seguido, o que se viu foi o espírito do SBT no palco.

O momento derradeiro teve na ancoragem Celso Yunes Portiolli, promovido à padrinho da iniciativa. Oficialmente, ele era padrinho digital, ao lado da apresentadora e atriz Maísa Silva, que hoje pode ser vista em “Garota do Momento”. Ao lado dele, Patrícia Abravanel Faria e Rebeca Abravanel Rodrigues da Silva fizeram a ancoragem do momento mais importante do programa.

A apresentadora Maria da Graça Meneghel, junto com o cantor José Daniel Camilo fizeram parte desse momento. Como última dinâmica, foi ao ar o quadro “Tanque de Água”, onde famosos eram derrubados em uma tina com água na medida em que o valor necessário era atingido.

O apresentador Carlos Roberto Massa apresentou uma versão confusa e aparvalhada do “Gol Show”, onde pouco se entendeu. Mas, o mais importante era o valor arrecadado ao formato de filantropia. Como penúltimo quadro, César Filho mediou uma disputa de influenciadores | coaches, no melhor estilo “Nada Além de Um Minuto”, em formato pré-gravado, algo que foi negativo pois deixou de aproveitar a migração da novela das nove.

Globo, RECORD e RedeTV! foram algumas das emissoras que formaram a rede da amizade. A grande falha na concepção do programa deste ano tem se repetido em edições seguidas, uma janela muito grande entre o fim do ao vivo na sexta-feira e o começo desse espaço no dia seguinte. Além disso, forçar uma novela infantil como sucesso não ajuda na causa do programa.