Confira o campeão de “A Grande Conquista”

A primeira temporada do programa “A Grande Conquista” chega ao fim no horário nobre da Record TV, com o título do cantor sertanejo Thiago Servo e muitos problemas para o horário nobre da emissora paulista. Criado para cobrir uma lacuna importante na grade, o formato sequer atingiu o esperado pela emissora paulista e por isso pode não retornar ao canal da Barra Funda no próximo ano. 

O formato liderado por Mariana Rios sai de cena com apenas 4,2 pontos de média geral na principal praça onde há pesquisas do instituto Kantar Ibope Media.

A maior transformação do horário nobre no canal segundo colocado só deve acontecer quando a emissora entender suas reais necessidades quando o assunto é entretenimento, isso significa dizer que a empresa não pode ficar refém apenas de um formato, mas também não pode se colocar em posição de risco. Além da baixa audiência, o formato não conseguiu ser economicamente atrativo aos anunciantes.

Sem planejamento, o que era para ser uma grande festa pelos 70 anos de atividades da rede, virou um enterro. A reprise da novela “Vidas Em Jogo” (2011) foi mal tratada e substituída as pressas, por “Jesus” (2018), o que ajuda a explicar a falta de audiência na faixa seguinte a dobradinha de novelas. O público do enredo bíblico não necessariamente é o mesmo alvo do programa de confinamento. Quem mata a própria grade é a emissora e transforma o programa rural do segundo semestre em sua maior tábua de salvação, sem a menor cerimônia.

Na média-dia, o canal tem uma boa vantagem na vice liderança e pode se dar ao luxo de errar consecutivas vezes na linha de shows, mais pela inoperância daquela que seria sua real concorrente do que por qualquer outro fator. Uma nova linha de shows vem, no aguardo da estreia da atração comandada por Adriane Galisteu. Em meio ao momento nebuloso da rede, é complicado cravar o retorno desse formato original, conduzido por Rios, já que audiência e faturamento foram tão abaixo do esperado. O que era para ser uma nova mina de ouro, acabou se transformando em mais uma dor de cabeça na Barra Funda.