O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga qual será o tamanho dos programas eleitorais de cada candidato no horário eleitoral gratuito. As emissoras de televisão aberta serão obrigadas a ceder os espaços de 13h00 e 20h30, para a exposição dos candidatos à Presidência, Senado, Câmara e Governos Estaduais.
No pleito nacional, quem terá mais tempo de exposição é o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), com 197 segundos. A coligação é formada pelos partidos Patriota, PP, PSC, PTB e Republicanos. Jair salta e conta com o maior tempo de exposição dessa janela eleitoral, em comparação ao pleito anterior, o crescimento é exponencial, uma vez que ele concorreu pelo antigo PSL.
Doze anos depois, Lula quer recuperar o Palácio do Planalto e tem 186 segundos, com o segundo maior tempo do pleito eleitoral. Apenas eles tem candidaturas relevantes, os demais candidatos se dividirão no restante do período.
A mais recente pesquisa eleitoral, divulgada pela instituição XP Ipespe mostra a vantagem do pernambucano com 44% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente no primeiro turno.
Na segunda mão, como diriam os portugueses, Lula venceria conforme o recorte do levantamento com 53% dos votos, contra 36% de Bolsonaro
>> Com informações do Central Eleitoral e do site CTV