O novo ciclo de disputas no Campeonato Espanhol começa nesta quinta-feira (15), com uma rodada dupla transmitida pela ESPN 4. A primeira partida do torneio acontece entre Athletic Bilbao x Getafe, logo no começo da tarde. Em seguida, é a vez de Betis x Girona medirem forças naquela que é a segunda liga em importância no continente.
A transmissão para o Brasil segue de forma exclusiva com os canais esportivos da Disney, que prometem uma ampla cobertura. O torneio terá sempre destaque na primeira edição do “ESPN FC”, liderada por Luciano Amaral, que repercute tudo o que de mais importante acontece no esporte bretão do velho continente.
O grupo de mídia estadunidense mostra ainda jogos com exclusividade no streaming, que vai contar com todas as partidas do torneio pelos próximos meses. Mas, La Liga é muito mais do que os dois gigantes que ali estão. No ciclo anterior, o Bilbao envolvido nessa primeira janela do dia foi quinto colocado. Enquanto que o Girona surpreende e conquista a terceira posição, atrás apenas de Real Madrid e Barcelona.
A competitividade está, de fato, depois das duas primeiras posições. As vagas restantes em Champions League, Europa League e Conference League, são uma força motriz do torneio, que consegue ser atraente em todas as rodadas. O sistema é de pontos corridos, com 38 rodadas disputadas.
O Girona fez na última temporada 81 pontos, esse rendimento seria premiado com o título em algumas ligas do continente. Quem fala sobre a “falência” da liga espanhola olha apenas para título. Quando na verdade, é necessário olhar para o projeto, execução e como os demais clubes chegam na disputa do torneio. A pergunta correta a se fazer é: Qual clube vai se colocar como o melhor desafiantes de Barcelona e Real Madrid?