Começa a corrida eleitoral em São Paulo

A corrida eleitoral começa na capital paulista com pelo menos nove meses antes do pleito municipal. Os três principais candidatos que disputam a prefeitura da maior cidade da América Latina são Ricardo Nunes (MDB), Tábata Amaral (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL). 

Quem dispara na frente em busca de um segundo turno são Nunes e Boulos, que tem os apoios de Jair Bolsonaro e Lula, respectivamente.

Para a vaga de vice na chapa do esquerdista, um trunfo e tanto: A ex-prefeita Marta Suplicy retorna a sua legenda original e empresta sua credibilidade para a dobradinha. Guilherme tem grandes possibilidades de vencer, mas em um segundo turno, que se desenha justamente contra o MDBista.

Nunes busca a reeleição, ele ganhou o pleito de 2020 quando era vice de Bruno Covas (PSDB), falecido em maio de 2021. Sem parceiro de chapa definido, ele faz acenos para a direita aliada de Jair Bolsonaro e pode contar com um palanque mais voltado para essa linha.

Outra opção esquerdista, Amaral pode ter o jornalista e apresentador José Luiz Datena como composição de chapa. Ele atualmente comanda o “Brasil Urgente” na Band e já deixou a corrida eleitoral em outras oportunidades. A parlamentar conta com um projeto sólido socialmente falando. Qualquer que seja o resultado, ela deve ter influência no segundo turno, seja disputando com Nunes ou se unindo a Boulos.

Curiosamente, as três candidaturas foram confirmadas no dia do aniversário da cidade. O atual prefeito teve ao seu lado o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em um evento oficial nas comemorações dos 470 anos de São Paulo. Boulos já tinha desenhada essa chapa a tempos, mesmo que sem o nome. Lula prometeu e cumpriu, pela primeira vez o PT não vai como cabeça de chapa na corrida municipal.

Amaral, por sua vez conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin. O evento de lançamento da candidatura foi feito na Vila Missionária, localizada na Zona Sul da capital paulista.

>>  Com informações da CNN Brasil