A CNN Brasil pode viver em breve um novo tempo de investimentos, em algo similar ao que ocorreu nos primeiros anos de sua operação em terras nacionais, quando revolucionou o jornalismo e se colocou como a maior desafiante de mercado. Com o passar do tempo, as coisas foram arrumadas em uma linha onde ela deixou de ser ameaça para a Globo News e passou a competir com a outsider Jovem Pan News, linha auxiliar do pensamento extremista quando foi lançada pela família Carvalho.
O comando da marca das três letras passou para as mãos de Virgílio Abranches, conhecido pelos tempos de parceria com Geraldo Luís em “Balanço Geral” e “Domingo Show”, mas também responsável direto pela primeira versão do programa “Tudo A Ver”, que tinha nomes como Patrícia Maldonado e Paulo Henrique Amorim como condutores de vídeo na segunda maior emissora do país.
A grande reestruturação da emissora se dá após a saída de Daniela Lima, que abriu um buraco na faixa vespertina, onde ela ditava o ritmo da notícia e acompanhava os rumos do país no comando do “CNN 360”. Nomes externos voltam a fazer parte do radar na maior marca de notícias do mundo, principalmente aqueles com passagens por Globo e Record TV recentemente.
O canal de notícias licenciado pelo empresário Rubens Menin tem uma crise a ser administrada, talentos mal aproveitados e profissionais completamente fora de função. Para se ter uma ideia, formatos duvidosos podem ter seus períodos abreviados na grade, com a aposta firme em conteúdo de hard news. Até porque, como diria um antigo slogan da própria marca: Opiniões importam, mas elas não mudam os fatos.
A marca de jornalismo precisa se movimentar no sentido de voltar a ser relevante, porque houve arranhões na relação com a matriz, por causa das atitudes tomadas nos últimos meses com relação a grade e formas de aproveitar os profissionais que ali estão. Além disso, o licenciamento correria risco, com tamanha “liberdade criativa” em relação ao projeto original.
O investimento em assuntos factuais deve ser feito e novas movimentações de grade podem ocorrer nas próximas semanas, até que tudo fique alinhado da forma como deve ser feita a maior rede noticiosa do mundo. Abranches assume o posto que era de Leandro Cipoloni, que deixou a marca no fim da semana passada.
>> Com informações do jornalista Gabriel de Oliveira, em material publicado pelo site TV Pop.