A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisa por duas semanas as atividades relacionadas ao “Brasileirão Betano”, isso quer dizer que duas rodadas da competição serão disputadas em outro momento. O movimento da entidade nacional que gere o futebol brasileiro veio depois de um pedido feito por quinze dos vinte clubes componentes do primeiro escalão nacional.
A entidade maior do futebol nacional adia portanto duas rodadas do seu principal campeonato, mas não suspende as atividades em divisões inferiores, ou mesmo no torneio de mata-mata do país, a famosa “Copa do Brasil”.
Em uma nota oficial, o presidente Ednaldo Rodrigues e seus pares falam sobre a paralisação do torneio, que pode ser lida ao fim deste registro. Nos demais momentos, a empresa privada disse que seria complicado parar a competição e que os adiamentos seriam feitos dos clubes envolvidos, rodada a rodada.
A paralisação foi oficializada e se a primeira data de retorno for respeitada, a competição retoma seu curso normal na segunda semana de junho. Ou seja, ainda sem tempo hábil para que os três clubes gaúchos retomem ainda que de forma mínima, as condições de trabalho em seus locais de origem.
Abaixo, acompanhe a nota oficial do administrador e senhor do futebol brasileiro:
“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.
Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.
>> Com informações do GE Globo