A edição atual do Campeonato Brasileiro Série A vai ser esticada até a primeira semana de dezembro, para cumprir os jogos atrasados de alguns clubes no decorrer da competição de elite. No ano passado, o torneio terminou em 13 de novembro, com o título do Palmeiras e neste ciclo deve avançar em quase um mês em relação a temporada passada, conforme informações da imprensa especializada.
O principal torneio de futebol entre clubes do Brasil tem contrato vigente, para todas as plataformas com o Grupo Globo e transmissão garantida até o próximo ano, sem qualquer mudança. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se perde ao elaborar o calendário deste e de outros anos, prova disso é que no próximo ano não há sequer calendário base para as competições.
Os jogos atrasados dos torneios serão disputados até o dia 06 de dezembro, essa troca acontece por causa de uma data FIFA realizada no mês anterior, assim os jogos do principal torneio do país vão se estender até a quarta-feira da semana seguinte do que estava marcado no cronograma original, um domingo, dia 03 de dezembro.
As partidas remarcadas para esta data são: Fluminense x São Paulo, Fortaleza x Botafogo e Flamengo x Bragantino. Essa janela do meio de semana tradicionalmente usa o horário nobre, logo depois de “Terra E Paixão” na televisão aberta.
O próximo ano do torneio ainda não tem nenhuma previsão de primeira rodada. A única divisão com todos os participantes confirmados para o próximo ano é a Série D, que conta com 64 equipes participantes. A competição não tem o interesse da grande mídia, mas em edições passadas, foi transmitida pelo Esporte Interativo.
>> Com informações do jornalista Martin Fernandez, do site GE Globo