O Bayern Leverkusen rompe com uma dinastia, conquista pela primeira vez o Campeonato Alemão e consolida a figura de Xabi Alonso como treinador no cenário europeu. Pela primeira vez em dez anos, um clube diferente conquista o título na Alemanha.
A confirmação vem cinco semanas antes do fim do campeonato, coloca um fim na sequência de títulos do Bayern de Munique. O momento da equipe era dos mais consolidados, porque tinha dez títulos em sequência, entre as temporadas 2012-2013 e 2022-2023.
O movimento pode fomentar ainda mais a próxima disputa por direitos de transmissão: Atualmente, o momento da competição repete o que ocorreu com a Série A italiana, que teve direitos pulverizados há alguns anos. Atualmente, SporTV, GOAT, RedeTV! e TV Cultura transmitem a liga alemã.
No passado recente, a liga italiana fez praticamente esse mesmo itinerário e retornou em 2022 para o portfólio da ESPN. A ver quais são os movimentos da competição nos anos seguintes, principalmente se o Leverkusen se coloca de fato como rival do Munique internamente.
A equipe pode fazer uma das melhores campanhas da história. Isso porque, após vinte e nove rodadas, o clube soma 79 pontos e abre seis rodadas de diferença, faltando apenas cinco compromissos para cada time neste ciclo do futebol nacional. O próximo torneio começa em 23 de agosto, uma sexta-feira.