Brasil vai receber Copa do Mundo FIFA

Brasil, que ainda não conquistou esse título, recebe o torneio pela primeira vez

Pela primeira vez na história, o Brasil vai receber a Copa do Mundo FIFA entre as mulheres. O evento ocorrerá em 2027 e ficou definida a sede em uma reunião ocorrida na Tailândia, na última madrugada.

O país conquista esse direito pela primeira vez na história, mas no outro par da modalidade já recebeu outras duas edições, nos anos de 1950 e 2014. Mas, em nenhuma dessas ocasiões a seleção brasileira saiu com o título.

A organização da Copa do Mundo feminina acontece desde 1991, essa edição foi realizada na China e terminou com o título da seleção estadunidense.

O Brasil teve sua melhor campanha na edição de 2007, realizada na Alemanha e as brasileiras saíram da competição com o vice-campeonato, em uma decisão disputada contra as primeiras campeãs mundiais.

Em 2023, o evento foi realizado na Nova Zelândia, com transmissão de Cazé TV, Globo e SporTV. A campanha do Brasil foi simples demais, parando na fase de grupos e isso culminou no desligamento da antiga treinadora. Essa edição foi vencida pela Espanha, campeão inédita do torneio de seleções.

Para o próximo ciclo, o país sede tem o melhor treinador da modalidade em terras tupiniquins. Responsável pela hegemonia com Corinthians, Artur Elias foi escolhido para um processo de consolidação. O torneio nacional tem transmissão em rede aberta e pelo sistema de plataformas abertas e pagas no streaming.

O interesse do público tem crescido nos últimos anos, esse processo vem desde o fim da década retrasada. Quem ajudou na popularização da modalidade foi a Band, pela voz do narrador Luciano do Valle, que saiu de cena há dez anos, mas agora onde quer que esteja, solta um sorriso enorme por essa conquista do Brasil.

Nos próximos anos, a qualificação da liga nacional é uma alça de mira. Os estádios confirmados na competição mundial são: Arena da Amazônia, Arena Castelão, Arena Fonte Nova, Arena Pantanal, Arena Pernambuco, Beira Rio, Maracanã, Mineirão e NEO Química Arena.

>> Com informações do GE Globo