Os oito primeiros meses do ano tem 77 mudanças de comando no futebol brasileiro, entre janeiro e agosto houve esse volume elevado de mudanças na modalidade onde a estabilidade é artigo raro. A derradeira troca em agosto foi a chegada de Vagner Mancini no comando do Ceará, para ocupar a vaga de Guto Ferreira.
Em um ano, o clube alvinegro de Porangabuçu teve quatro nomes na condução do time de futebol. Gustavo Morínigo (65% – 5 meses), Eduardo Barroca (54% – 2 meses), Guto Ferreira (42% – 2 meses) e agora a chegada de Mancini, depois de um ano e quatro meses no América Mineiro.
Atualmente, a equipe da capital cearense ocupa a décima posição na Série B. Antes de passar por Minas Gerais, Mancini teve um outro trabalho no segundo escalão do futebol brasileiro, com o Grêmio.
Quem nada contra a maré até agora é o Palmeiras, que tem Abel Ferreira por aproximadamente três anos no comando do clube verde da Barra Funda, segundo colocado no primeiro escalão do futebol nacional.
Na primeira divisão, a demissão mais recente é de Pepa, no Cruzeiro. O seu substituto foi confirmado em setembro, por isso Zé Ricardo não entra nesse recorte dos oito primeiros meses do ano.
Um trabalho na casamata brasileira costuma durar algo em torno de 180 dias, poucos passam desse tempo.
>> Com informações do GE Globo.