O horário de verão pode retornar em breve para a rotina do Brasil, isso porque um projeto está em análise e tem pontos fortes favoráveis a economia que podem sacramentar a sua volta.
A declaração foi prestada por Alexandre Silveira de Oliveira (PSD – MG), titular da pasta de Minas E Energia ao telejornal matinal “Em Ponto” transmitido pela Globo News e ancorado por Mônica Waldvogel e Tiago Eltz nesta sexta-feira (17).
O retorno foi descartado para esse ano, por não ter necessidade no quesito de baixar o consumo de energia elétrica. A medida foi tomada no primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro (PL-RJ) e segue em vigor no primeiro ano da terceira passagem de Lula (PT-SP).
A vigência do horário de verão mexia com a programação de emissoras como Globo, Record, SBT e Band, por causa da chamada Rede Fuso. Atualmente, esse expediente é adotado apenas no Acre, onde o horário local duas horas abaixo dos registros em Brasília, capital do país que baliza o horário em boa parte dos estados do país.
Abaixo, o vídeo o ministro fala sobre a possibilidade de retorno:
Ministro de Minas e Energia defende que governo reavalie o horário de verão: "Mesmo não tendo necessidade energética, que se avalie a possibilidade de estimular a economia".
➡Assista ao #EmPonto, com @MonicaWaldvogel e Tiago Eltz: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/wVCCD98103
— GloboNews (@GloboNews) November 17, 2023