“Bastidores CNN” é a essência do jornalismo

O novo informativo vespertino da CNN Brasil traz de volta a essência de apuração e bastidor para a grade do canal paulista, sediado na Avenida Paulista. Após meses sem esse estilo na janela da tarde, o canal lança o “Bastidores CNN” ancorado por Gustavo Uribe e Tainá Falcão. 

A dobradinha escolhida tem política correndo nas veias e conquistou durante alguns momentos, a liderança na audiência em tempo real de acordo com pesquisa Kantar Ibope Media no Painel Nacional de Televisão (PNT).

Ao longo da semana, o telejornal foi exibido mais tarde em um dia, por causa dos depoimentos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Mas, mesmo assim entregou tudo. Em entrevistas, o time do jornal foi incisivo e assertivo.

A conversa com Waldemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), prova que Clarissa Oliveira foi um dos maiores acertos da emissora. Agora como contratada fixa, ela era conhecida do público por suas participações no controverso “CNN Arena”. Iuri Pitta e Basília Rodrigues completam o time de analistas do vespertino, que tem muito potencial para se consolidar.

O formato pode ser considerado um herdeiro indireto da formação original do “CNN 360”, que perdeu todas as características iniciais com a saída de Daniela Lima. Os próximos movimentos da emissora mostram que a rede noticiosa vai priorizar a informação, o bastidor, o detalhe e a apuração. Nas próximas semanas, Luciana Barreto ganha de novo um formato nessa linha, para brigar com a hora final do “Conexão” e com o “Estúdio I”.

A meta do canal na prática, entretanto, é superar a Jovem Pan. E isso só acontece com investimentos como esses, em jornalismo no seu estado puro. A troca é das mais acertadas e com a devida paciência, os resultados devem aparecer no médio prazo.